O conhecimento cabe em sua rotina

É possível e você vai querer

Cultura

Você também tem a sensação que o mundo está rápido e complexo demais, exigindo habilidades novas e cada vez mais interconectadas no meio profissional? Talvez você já tenha se questionado o quanto é inviável “parar de aprender”, já que a obsolescência de tecnologias, conceitos e práticas chega cada vez mais cedo, exigindo com isso não só atualização constante, mas também a capacidade de leitura do mundo e de suas tendências.

Se a sua resposta para a pergunta anterior foi negativa, te convido a refletir novamente sobre isso dentro e, principalmente, fora de sua área de segurança profissional… talvez você se surpreenda com as mudanças que estão acontecendo no mundo e que, cedo ou tarde, irão também te impactar.

Agora se a sua resposta para a pergunta feita foi positiva, eu também tenho um convite para você: refletir, com relação ao seu processo de aprendizado, sobre como equilibrar qualidade de conteúdo, eficiência de processo e urgência das demandas a serem solucionadas. Não ficou claro? Vou dar um exemplo: Como estar pronto para enfrentar um desafio profissional que acontecerá, digamos, em 3 meses, de maneira efetiva e sem, no entanto, depender de um curso superior de 4 anos para o preparo adequado?

Ou ainda: quais habilidades necessariamente precisam de uma formação mais profunda e detalhista e quais, na verdade, apenas demandam um conhecimento específico, rápido e direto. Saber essa diferença, te ajudará a não ser “raso” naquilo que demanda especialidade e também não investir tempo e energia desproporcional para algo que é dinâmico.

Com o advento e fortalecimento de conceitos como “lifelong learning” (aprender por toda a vida) e “lifewide learning” (aprender em vários contextos da vida) as oportunidades de aprendizagem se ampliaram e hoje diferentes formatos estão disponíveis, tais como cursos ead, podcasts, eventos, meet-ups e comunidades virtuais. Além de possibilitar uma maior variedade de canais e formas de interação, a diversidade na forma de construir o conhecimento gera também a oportunidade de adaptar a aprendizagem aos requisitos de tempo, espaço e contexto. Quer um exemplo? É possível aprender em um curso de 15 minutos, como por exemplo os Smart Learning do FPass, enquanto aguarda uma consulta médica ou, ainda, no percurso do trabalho. Aliás, se quiser saber mais sobre esse tipo de conteúdo, basta clicar aqui.

Independentemente do seu contexto, sempre haverá uma maneira de aprender. A dica é: entenda qual o conteúdo que você necessita e busque um formato que te ajude a incorporá-lo em sua rotina. “Aprender por toda a vida”, lembre-se disso!