Educação como benefício

Uma tendência de mercado que tem ganhado cada vez mais força

Cultura

Uma tendência de mercado tem ganhado cada vez mais força: a da educação como benefício, termo criado e registrado por Rachel Carlson. A educação como benefício, além de uma importante estratégia de desenvolvimento e responsabilidade social corporativa, cumpre também um papel importante para a retenção de talentos – o que em algumas organizações, tem se tornado vital em função da escassez de alguns tipos de profissionais. Segundo matéria publicada na Forbes, existem vários exemplos de grandes companhias que já adotam essa lógica, como por exemplo o Starbucks, com o seu Starbucks College e a Amazon, com sua Amazon Career Choice.

No caso da Amazon e de acordo com o conteúdo veiculado no endereço amazoncareerchoice.com, o programa é projetado para aprimorar as habilidades de funcionários que tenham interesse em buscar um futuro fora da empresa, em áreas como saúde, tecnologia da informação, transporte, entre outras. Neste programa, a Amazon paga para funcionários qualificados, até 95% das mensalidades e taxas para a obtenção de certificados ou diplomas em áreas de estudo específicas. Segundo dados do próprio site, mais de 40.000 colaboradores em todo o mundo já participaram do Career Choice.

A educação sendo um entregável de uma relação de trabalho, desde que atendidas expectativas anteriores, como a satisfação com a remuneração e ambiente saudável de trabalho, pode significar para o colaborador a chance de continuar evoluindo, tornando-se maior do que a sua “função” atual na empresa. Já para a empresa, isso pode significar a diminuição do risco de desaparecer frente a um mundo de mudanças constantes e rápidas.

Pense em um cenário onde novas demandas de mercado exigem a criação de novas soluções ou a adoção de novas tecnologias, ou ainda, em um cenário onde novos paradigmas da sociedade exigem a adaptação de modelos de gestão e relacionamento. Estas duas possibilidades, ou até mesmo uma terceira combinando ambas, apresentam desafios que demandam novos conhecimentos para serem solucionados, fazendo com que a aprendizagem ao longo da vida não seja uma opção, mas sim a única opção, e a educação como benefício uma estratégia vital para qualquer empresa.

A partir da compreensão do poder desta tendência, a utilização da educação como benefício já tem sido oferecida por algumas empresas no Brasil, como a plataforma do FPass, que apresenta uma estrutura gamificada e baseada em Learning Analytics, oferecendo conteúdos de grandes mentores do mercado a partir de um sistema de créditos, que podem ser adquiridos tanto por pessoas quanto por empresas que queiram oferecer a educação como benefício para os seus colaboradores na forma de cursos livres ou trilhas temáticas. Para saber mais, basta clicar neste link.