O que é Lifelong Learning?

Fundamental para ampliar as chances de que você cresça na carreira.

Cultura

Mesmo com a vida atribulada diariamente entenda o conceito do aprendizado contínuo e se destaque mais ainda no mercado

Falta de tempo, de ânimo, cansaço intenso ou ainda muitos afazeres. Nenhum dos fatores citados pode servir de desculpas ou mesmo de impulso para procrastinar, em um universo em que é cada vez mais necessário aprender mais a cada dia. Por isso, entender o que é lifelong learning e como funciona a metodologia de aprendizado é fundamental para ampliar as chances de que você cresça na carreira.

O conceito significa aprendizado constante ou ainda algo que se aprenda ao longo da vida, skill cada vez mais solicitada entre os profissionais de diversos segmentos. Desta forma, sua educação continuada não está limitada a um determinado período de tempo.

Assim, não importa o meio, a metodologia ou o propósito propriamente dito. Aprender continuamente tem que ser um ponto adaptado à sua rotina, independentemente de sua idade ou área de atuação.

Benefícios do Lifelong Learning

Mesmo com a falta de tempo e com a propensão à procrastinação, ter um aprendizado contínuo estimula a aquisição do conhecimento, para manter-se atualizado constantemente. Além disso, esse conhecimento pode ser adquirido dentro do seu tempo, à seu modo, seguindo o que se encaixa em sua rotina.

Diversos formatos e possibilidades

Em relação ao formato e aos dispositivos que podem ser usados, outro benefício do lifelong learning é que ele também permite a variação do acesso. Afinal, você pode acompanhar aulas por meio de um celular, tablet, computador ou uma sala de aula.

Além disso, a possibilidade também se estende ao conceito de aulas online e em tempo real, aulas online, gravadas previamente e formatadas para que o conteúdo seja distribuído em áudio, vídeo e leitura.

Infinidade de assuntos a ser tratados

No modelo educacional praticado anteriormente, mesmo com imensa variedade de cursos oferecidos, as possibilidades poderiam ficar limitadas a programas de aulas pré-desenvolvidos, dentro de assuntos mais fechados.

Entretanto, com o advento das aulas ministradas de maneira online, a infinidade de assuntos que podem ser tratados é infinita. Atualmente, em diversas plataformas de ensino, é possível assistir a aulas referentes à gravação de vídeos profissionais, ao aprendizado necessário para fechar negócios, atuar ou ainda aprender idiomas, entre tantos outros.

Pode motivar o aluno com novos conhecimentos

Uma das maneiras de valorizar o seu passe no mercado de trabalho é estar em constante atualização. Desta forma, ser um lifelong learner, eleva seu patamar diante de concorrentes fortemente apreciados, para posições de mais valor.

Além disso, se relacionar com um novo conteúdo sempre é transformador. Assim, quando esse conhecimento é aplicado em sua vida profissional e até mesmo na pessoal, de acordo com seus objetivos e propósitos.

Como se tornar um lifelong learner

Se tornar um lifelong learner não acontece do dia para a noite. Para tanto, primeiramente é preciso que você se organize, consiga dividir seus afazeres com tempo dedicado exclusivamente ao aprendizado. Para ajudá-lo nessa disciplina e jornada de novos conhecimentos, o Fpass Blog separou algumas dicas. Confira!

Tenha a aprendizagem em sua rotina

No começo pode parecer um pouco complicado. No entanto, com organização, esforço e dedicação, você consegue encaixar perfeitamente o aprendizado em sua rotina. Isso não precisa acontecer todos os dias. Mas é importante que tenha frequência e seja um tema tratado com muita responsabilidade.

Desta maneira, inclusive, você terá mais incentivo próprio e motivação para seguir seus passos de forma planejada e controlada. Afinal, com essa rotina de aprendizado, você escolhe o que vem primeiro, não é mesmo?

Faça uma listagem de coisas a aprender

Um dos fatores que mais motivam as pessoas a quererem aprender coisas novas é a possibilidade de listar previamente o que deseja aprender. Por isso, crie listas e mais listas, separadas por, o que você quer aprender, o que você precisa aprender e o que você poderia se interessar em aprender.

As listas são grandes impulsionadoras para novos desafios. Ao lidar com elas com proximidade, entendemos o que anotamos como se fossem missões a cumprir. Pense nisso e elenque tudo o que vier à cabeça sobre ser um lifelong learning.

Conheça seu processo de aprendizagem

Quais maneiras de aprendizado funcionam melhor para você? Você se da melhor ao ouvir conteúdos? Com leituras? Fazendo anotações? Assistindo a vídeos sobre determinado assunto? Construindo mapas mentais?

Entenda quais são as maneiras mais confortáveis para que o novo conhecimento seja absorvido. Além disso, vale testar novos modos diferentes daqueles que está habituado.

Experimente coisas novas regularmente

Em complemento ao final do item acima, ter a mentalidade do aprendizado também pode ser um fato adquirido simplesmente pela experimentação de novas coisas. Quando você aumenta as possibilidades, você amplia também suas perspectivas e percebe que pode aprender coisas diferentes sempre. Pense em começar cursos, trocar ideias em comunidades de assuntos de seu interesse, acompanhar pessoas de referência naquilo que almeja, entre outras maneiras. E não se esqueça: compartilhe sempre seu aprendizado.

Gostou deste conteúdo? Saiba que aqui no blog da Fpass você encontra muito mais sobre carreira, metaverso, finanças e outros assuntos