Como criar um Mindset Exponencial

Para quem busca ser relevante na era exponencial e pós digital dos negócios.

Cultura

Pense por um momento: a revolução digital está no centro das mudanças pelas quais o mundo está passando. Você concorda com esta afirmação? Se não, possivelmente você deve achar que o sucesso dos negócios nativos digitais se deve, simplesmente, à adoção de novas tecnologias. Se sim, já deve ter observado (ou pelo menos ouviu falar) que a razão principal do êxito dessas companhias é, na verdade, a habilidade que elas têm de criar valor exponencial. 

Porém, e aqui vai o primeiro alerta, só se cria valor exponencial a partir de um mindset exponencial. Isto é, antes de mais nada é necessário mudar a forma como pensamos para que seja possível alterar o que fazemos e repensar o nosso futuro, só então estaremos dispostos para reavaliar estratégias de forma coerente. 

Ou seja, a real revolução é a transformação criativa, dos modelos mentais de negócios e a forma como enxergamos o mundo.  

A verdade é que, apesar de estamos vivendo uma era de mudanças e revoluções muito aceleradas, a maioria das empresas, dos líderes e das pessoas ainda pensa e opera com o pensamento incremental e linear, quando podemos optar pelo pensamento exponencial e transformador. 

É por isso que organizações do mundo todo têm dificuldades para acompanhar esse ritmo acelerado: as estruturas e sistemas do século passado não são mais capazes de corresponder às novas demandas. Eu costumo dizer que o pensamento das empresas está no século XIX, o dos colaboradores está no século XX e temos clientes sedentos por necessidades e experiências no século XXI. 

Embora a fórmula industrial para administrar empresas tenha funcionado durante décadas, esse mesmo “sistema operacional” de sempre deixou de ser suficiente, principalmente para quem busca ser relevante na era exponencial e pós digital dos negócios. O que realmente promove uma revolução é a mudança na forma de pensar, e para pensar diferentes nós precisamos provocar uma autodisrupção. 

Atente-se: negócios na era pós digital exigem um novo mindset. O desafio para líderes e organizações é desaprender as formas tradicionais de pensamento e abraçar o desconhecido. Isso só é possível para quem acredita realmente que a mudança de pensamento – do incremental para o exponencial – leva a possibilidades reais de inovação. 

Um exemplo fácil de entender 

O pensamento exponencial, de acordo com Peter Diamandis, é simples: se você anda 30 passos lineares (1, 2, 3, 4, 5…), com 30 passos largos e lineares, talvez caminhe 30 metros. Agora, se você dá 30 passos exponenciais (1, 2, 4, 8, 16, 32…), que distância teria percorrido? Um bilhão de metros ou 26 vezes a volta ao redor do planeta. 

As mudanças nos modelos de negócios 

O sucesso dos modelos de negócios do século passado, especialmente os industriais, era definido pelos retornos crescentes de escala com o uso das máquinas e linha de produção. Já os modelos de negócios digitais usam efeitos em rede, descentralizadas e distribuídas, para acelerar resultados de escala.  

Por exemplo, as indústrias da música e do vídeo não foram redefinidas com a conversão do analógico para formatos digitais, elas utilizaram este efeito em rede para gerar valor exponencial em uma era de evolução muito rápida. 

O ritmo acelerado de mudanças é causado, principalmente, por tecnologias exponenciais. 

A Lei de Moore é um exemplo de tecnologia exponencial. De modo geral, ela mostra que a cada ciclo de 18 a 24 meses, a capacidade de processamento dos computadores dobra, enquanto os custos permanecem constantes. A teoria foi publicada pelo engenheiro Gordon Moore, na Electronic Magazine, em 1965, três anos antes dele se tornar um dos fundadores da Intel. 

O mesmo se aplica para outras áreas, como inteligência artificial, robótica, impressão 3D, nanotecnologia, realidade virtual e realidade aumentada, medicina digital, entre outras, transformando todas as indústrias. 

A jornada dos modelos de negócios digitais 

Mark Bochek, fundador da Shift Thinking, criou a empresa a fim de expandir a capacidade de crescimento exponencial e gerar mudanças transformadoras.  

De acordo com o profissional, muitos líderes acreditam que, somente por usarem tecnologia digital nos produtos e serviços das empresas, estão criando valor exponencial e planejando estratégias revolucionárias. 

Bochek explicou em artigo publicado na Harvard Business Review as diferenças e particularidades dos mindsets incremental e exponencial em cada fase da jornada de negócios.  

Fase 1: Lançamento  

De início, a mentalidade incremental desenha uma linha reta, conseguindo ver exatamente como vai chegar no futuro com seu plano de negócios. Isso é linear. Modelos exponenciais não são retos, pelo contrário, são como uma curva na estrada que você não consegue enxergar sem virar a esquina. Quem desenvolve seu negócio a partir de um mindsetexponencial entende que não existe um plano ideal ou um procedimento correto passo a passo. A mentalidade exponencial ajuda sentir-se confortável com as incertezas e mais ambicioso com a visão do negócio. 

Fase 2: Construção  

Esqueça os resultados imediatos e constantes do plano linear. Enquanto no modelo tradicional eles podem ser visualizados, avaliados e quantificados com facilidade, no exponencial os resultados aceleram ao longo do tempo. Na jornada de negócios exponencial tudo acontece muito lentamente antes de ocorrer muito rapidamente. Nesta fase, a atenção e a resiliência precisam ser redobradas. A inquietação pela falta de resultados imediatos pode ser usada por quem não tem o pensamento exponencial para voltar ao incremental, fechando portas para oportunidades. A maior parte do progresso só começa quando a curva começa a dobrar, por isso, o mindset exponencial ajuda a lembrar que a espera vale a pena. 

Fase 3: Crescimento 

Depois de incertezas e impaciência, a curva chegou. E quando ela aparece, o crescimento passa a acontecer mais rápido do que se pode lidar. No mindset incremental a atitude seria de tentar controlar as coisas. Porém, a mentalidade exponencial entende que para sustentar os retornos de aceleração, é preciso mudar de atitude para mobilizar e gerenciar recursos. É necessário descobrir no próprio negócio como uma única entrada adicional pode criar um saída até 10 vezes maior. Para controlar a ansiedade da perda de controle, o mindset exponencial ajuda a ampliar os resultados de forma mais rápida do que a necessidade de insumos, com equipes alinhadas e autônomas. 

O que fazer? 

Se você entendeu que a mudança de mindset na era pós digital não é apenas uma questão de posicionamento mas sim de sobrevivência em um mercado cada vez mais conectado e dinâmico, deve estar se perguntando: o que eu faço com o meu negócio? 

Aqui vão 3 dicas importantes para quem que aplicar o mindset exponencial: 

Cultura digital 

O negócio liderado por pensamento exponencial tem em sua cultura características como autodisrupção, segurança psicológica e aprendizado contínuo. O conjunto de indicadores que avalia o progresso e monitora a mudança de cultura precisa mostrar a viabilidade e a aceitação dos novos paradigmas propostos. Na transformação digital, é fundamental encontrar e estimular pessoas que abracem o modelo exponencial e que tenham perseverança para ir até o fim, minimizando os impactos da transição de mindset.   

Liderança criativa  

Enquanto líderes tradicionais veem consumidores apenas como pessoas dispostas a gastarem recursos comprando seus produtos e serviços, os líderes criativos enxergam consumidores como uma rede de geração de valor. Sob a tutela tradicional, a competição permanece em uma indústria definida e os principais ativos são mantidos sempre dentro da empresa. No modelo digital, informações e recursos essenciais são mantidos na rede de parceiros fora da empresa. O que a liderança criativa faz é substituir o controle de pessoas pelo controle de princípios. O objetivo de um negócio digital é, com o mesmo esforço empenhado nas empresas tradicionais, obter um retorno 10 vezes maior. O progresso não pode ser medido de forma linear. Líderes criativos precisam definir uma visão digital que inspire e motive para que todos entendam o que a empresa está tentando alcançar. 

Comunidade  

Na era pós digital o seu consumidor não quer ser convencido de comprar. Ele quer vivenciar uma experiência com a sua marca. Engajamento e lealdade da comunidade vêm da empatia com o consumidor em todos os níveis da empresa. É necessário entender realmente a sua jornada, o que o consumidor precisa, o que ele quer e quais as suas dores. Uma comunidade engajada gera novas oportunidades de negócio e permite que a empresa aprenda diretamente com seus potenciais consumidores. No mundo digital, o valor é criado tendo em vista as necessidades do cliente. Descobrir novas oportunidades de gerar valor para o consumidor e de avaliar as mudanças para evoluir antes que seja necessário, vai manter seu negócio a frente dos demais e garantir o futuro dele.   

Dica bônus 

As iniciativas para a transformação digital precisam ser implementadas de forma global, enxergando o negócio como um todo e não fragmentado. Os líderes devem incentivar a visão e o mindset exponencial em seus times para expandir e estimular a cultura de mudanças e inspirar um ambiente inovador.