Pensamento Incremental versus Pensamento Exponencial

Aprender a cair também é parte do aprendizado.

Inovação

Você conhece alguém ou alguma empresa que está decepcionada com sua taxa de progresso? E até mesmo frustrada com o “fracasso” de suas metas de crescimento? 

Se você conhece alguém ou se está assim, muito cuidado!  

Há um sinal de alerta para a necessidade de rever o pensamento e garantir que o mecanismo de crescimento tenha força para alcançar seus objetivos. 

Esse tipo de atitude demanda um pensamento exponencial, para o qual nós seres humanos não fomos programados por natureza.  

Há mais de dez anos empreendendo e projetando negócios de maneira exponencial, percebo com clareza que nós não estamos acostumados a produzir nem a pensar de forma exponencial. 

E isso é literalmente natural. Pense no nosso próprio crescimento, no sentido orgânico da coisa. Até nosso desenvolvimento é gradativo, linear. 

É verdade que a tecnologia e muitos movimentos ao redor do mundo cada vez mais digital impulsionam rupturas com o modelo incremental ao qual nos habituamos. 

E provavelmente a área em que precisamos atualizar modelos mentais seja no mindset, passando do incremental, que é um modelo constante, gradativo, e tradicional, para exponencial que é rápido e multiplicativo. 

E a comparação que muitos analistas costumam fazer perante esses dois modelos é que uma mudança incremental é 10% e uma mudança mudança exponencial é 10X.  

Em outras palavras: o Linear e aditivo, o incremental oferece cerca de 10 por cento de melhorias.  

Por sua vez, o modelo exponencial acelera o processo em 10 vezes. 

Falando assim parece que é quase inalcançável um pensamento 10x não é mesmo? 

Isso acontece porque nosso cérebro evoluiu em um mundo incremental, e com isso parece complicado transformar em exponencial.  

Mas essa “virada” já aconteceu e segue acontecendo todos os dias.  

O exponencial é não-linear, não-gradual. Ele exige múltiplas facetas de uma organização e seus diversos capitais: 

●  Financeiro 

●  Intelectual 

●  Físico 

●  Humano 

●  Relacional 

O grande insight é compreender que cada capital precisa ser observado e trabalhado em rede para gerar um resultado exponencial. 

É preciso estar preparado e disposto a educar sobre conceitos exponenciais. A ideia de algo ser pequeno hoje e se transformar em algo colossal em pouco tempo causa estranhamento eu sei, mas você, como líder, precisa construir uma narrativa forte para o futuro e comunicar claramente a todas as equipes. 

O engajamento do todo é fundamental! 

Dos exemplos mais clássicos que podem ser citados, Uber e Airbnb são amostras de que crescimento exponencial vem de um efeito de rede.  

Ambos são plataformas multifacetadas que conectam oferta e demanda.  

Para para pensar: O app de transportes não emprega motoristas nem possui veículos próprios.  

E o app de hospedagem não possui hotéis nem contrata camareiros.  

Em vez disso, ambas plataformas conectam pessoas –  

quem tem carro com quem precisa se deslocar e quem tem um quarto a quem quer um lugar para ficar. 

E o resultado destes modelos de negócios com pensamento exponencial? Ano após ano o número de motoristas cadastrados e quartos ofertados cresce exponencialmente. 

E isso é algo impossível para uma empresa com um modelo de negócio linear.  

YouTube, Paypal, Amazon, iFood, Spotify. Todas essas e várias outras plataformas seguem a mesma premissa: conectar pessoas. 

Mas então  você deve estar pensando, apenas a tecnologia e uma plataforma são suficientes para alcançar resultados 10X? 

Nada disso. 

Sem pessoas e pensamento exponencial, a tecnologia digital só pode entregar resultados incrementais. 

É por isso que 90% dos “projetos de transformação digital” não atendem às expectativas e apenas fornecem melhorias incrementais.  

Ou seja, tecnologia exponencial aplicada com pensamento incremental não alcança resultados exponenciais. Afinal, na matemática, mais com menos dá menos.   

São efeitos de rede que geram mudanças exponenciais. 

Dá uma olhada nessa lista de antagonismos entre exponencial e incremental, na coluna da esquerda o pensamento exponencial e na coluna da direto o incremental: 

Exponencial X Incremental 

Metas AMBICIOSAS X Metas Realistas 

Seguir a VISÃO X Seguir o plano 

Personalizar X Padronizar 

Expandir INFLUÊNCIA X Expandir autoridade 

Aumentar sua REDE X “Faça seus números” 

Aqui vale a provocação: você está pensando seu negócio de forma incremental ou exponencial? 

O papel das mentalidades varia em cada fase da jornada de negócios, e é muito importante que você tenha clareza de que momento está: lançamento, crescimento e expansão, mas mesmo assim revisite constantemente essa questão.   

A mentalidade incremental traça uma linha reta do presente ao futuro. Ou seja, você enxerga exatamente como irá daqui para lá. Já os modelos exponenciais não são retos e te impedem de ver muito adiante. 

Mas aqui está a grande vantagem: neste caso, a curva sobe. 

Imagina só: sem mentalidade exponencial, o Google nunca teria criado uma visão tão ambiciosa como “organizar as informações do mundo”, não é mesmo? 

A mentalidade exponencial ajuda você a se sentir confortável com a incerteza e mais ambicioso com sua visão. 

Muitas empresas conseguem passar da fase de lançamento com uma mentalidade exponencial. 

Mas então algo acontece. Ou melhor, algo não acontece. 

Se estamos acostumados a medir o progresso de forma incremental, vamos mensurar que usamos 50% do prazo e, portanto, deveríamos estar com 50% do caminho percorrido. Porém, modelos exponenciais não funcionam assim. 

É o que chamamos de “lacuna de expectativa”, também conhecido como o segundo D, o da Decepção dos 6Ds do Crescimento exponencial criado por Peter Diamands. E esse é o momento em que a estratégia exponencial corre o maior risco de ruir. 

Seja firme! É simplesmente a natureza da mudança exponencial. As coisas acontecem muito lentamente antes de acontecerem muito rapidamente. 

E aí sim, algo acontece. Mas acontece mais rápido do que você pode controlar (e, se você deixar, a mentalidade incremental vai tentar colocar tudo sob controle). Para sustentar os retornos cada vez mais acelerados, é preciso mobilizar e gerenciar recursos. 

No pensamento incremental gerenciamento é como criar uma linha de dominós. Tudo precisa ser altamente coordenado com supervisão ativa para progredir, um passo de cada vez. O mindset exponencial é como bolas de pingue-pongue em que as coisas acontecem em paralelo com o foco nas interações entre os participantes. 

Modelos de negócios digitais exigem essa mudança e passar por essas etapas: 

  1. Visão e um pouco de fé para o comprometimento com o desconhecido 
  1. Coragem e paciência para construir a base, mesmo quando os resultados ainda não são aparentes 
  1. Agilidade para capacitação de outras pessoas e desapego (sem perder o controle) para atender à demanda do crescimento rápido. 

Em todas elas, o desafio é aprender a “desaprender”. Aprendemos a pensar de forma incremental. Temos que abraçar o desconhecido para construir a inovação real. 

Para encerrar, aprenda a cair sem falhar. 

“Encontre sua vantagem” é um lema entre os esquiadores profissionais. Isso significa descobrir até que ponto você pode se inclinar sem cair. E a única maneira de descobrir é caindo algumas vezes.  

Para líderes exponenciais, a analogia é válida. É preciso “cair”, mas sem falhar. Isto é, de forma que ainda possa se levantar e maximizar seus resultados.