Por que ideias fracassam?
Os 3 elementos para o sucesso das idéias
Já parou para pensar que algumas boas ideias, com potencial para impactar positivamente não apenas negócios, mas o mundo inteiro, simplesmente não conseguem se tornar realidade? Talvez até mesmo você já tenha tido uma ideia que tinha a certeza de ser fundamental para a sua felicidade, mas que, por algum motivo, não conseguiu fazê-la “sair do papel”.
Para tentar entender a razão disso, vamos considerar 3 aspectos fundamentais:
- O Contexto
- As pessoas
- A execução
Entender estes pontos ajudará, não apenas diagnosticar o motivo de uma ideia fracassar, mas também ajudará no planejamento de ações que façam uma ideia ter mais chances de sucesso.
O Contexto
O primeiro elemento, o contexto, diz respeito a coisas como localização geográfica, situação econômica, tipo de cultura estabelecida, priorização de recursos, acontecimentos sazonais, entre outras coisas. Talvez, em algumas situações uma boa idéia só esteja “no lugar errado e na hora errada”, como, por exemplo a descoberta de um produto revolucionário que demandará investimentos financeiros de desenvolvimento, em um momento onde uma empresa luta para honrar dívidas atrasadas – Neste caso, a boa idéia por si só não será suficiente, cabendo ações adicionais para viabilizá-la em um contexto não favorável.
As Pessoas
O segundo elemento, as pessoas, promove uma situação curiosa: Temos uma ideia que impactará pessoas, mas nem sempre sabemos quem são elas e como se dará esse impacto! Para quem tem a idéia, normalmente tudo faz sentido… mas sem entender as partes interessadas dessa idéia (também chamadas “stakeholders”) e suas redes de relacionamento, muito provavelmente ocorrerão choques quanto à interesses, medos, julgamentos e priorizações. Entender as pessoas afetadas pela ideia e repensar elementos dessa ideia é uma forma de aumentar as chances de sucesso da empreitada.
A Execução
Por fim, o terceiro elemento, execução, diz respeito a ter um planejamento claro e uma capacidade de execução consistente, orientada ao objetivo (e não às tarefas) e adaptativa. Uma ideia incrível sem execução não sairá do papel, mas uma ideia mediana com execução pode gerar muito impacto no mundo. Para se ter uma execução eficiente, é preciso ter o modelo mental adequado, os recursos adequados (incluindo tempo) e a abordagem adequada.
Generalistas x Especialistas
Qual é a Melhor Opção para o Seu Negócio?
Os “superpoderes” de uma startup
Já pensou em “copiar” uma startup?
Nenhum comentário ainda!